Artigo: E o Minhocão, vira ou não vira parque?

highline-park-new-york-4

A polêmica entorno da desativação do Elevado Costa e Silva ainda não tem uma data pra acabar. O Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo, em vigor desde Agosto/2014 prevê a desativação do complexo de viadutos, o que tem acontecido aos poucos, dado que a via permance fechada para veículos durante a noite e de sábado a tarde a domingo de manhã, sendo amplamente utilizada pela população como área de lazer.

Corrida Minhocão

Evento Esportivo no Elevado Costa e SIlva

Mas uma vez desativado, o que será do minhocão? Hoje as duas alternativas principais defendem a sua demolição ou sua transformação em um parque, nos moldes do High Line de Nova York.

Com certeza a maioria dos munícipes que ali vivem anseiam para que a estrutura seja transformada em um parque. A região do elevado é degradada e carente de áreas verdes, sem dúvidas um parque elevado transformaria a região da água pro vinho e seria um presente e tanto para a região central de São Paulo e para todos os paulistanos. É o que defende a Associação Parque Minhocão.

High Line em NY

High Line em NY

Entretanto pesa no outro prato da balança os prováveis custos de implantação e manutenção de um parque dessas dimensões, em plena crise econômica, e ainda, o que fazer com os carros que hoje entopem o elevado nos horários de pico? O simples fechamento da via poderia levar a região central da cidade ao caos.

O elevado possui cerca de 3 km de extensão e 46 mil m², se estendendo da Barra Funda ao Centro de São Paulo, com o possível parque podendo beneficiar diretamente cerca de 250 mil pessoas. Ainda assim o Movimento Desmonte do Minhocão defende a total demolição da estrutura e uma ampliação e revitalização da avenida sob o elevado. A alegação é que a intensificação do trânsito pela simples desativação poderia acelerar a deterioração da região.

Parque Minhocão

Possibilidades para o Parque Minhocão. Imagem: Associação Parque Minhocão.

Pesadas essas variáveis fica fácil entender a complexidade do tema e porque a discussão ainda está longe de ter um fim. Em Agosto/2015 foi inaugurada uma ciclovia sob o elevado, o que mostra que a prefeitura ainda não possui planos para estrutura no curto prazo (a criação do parque depende de iniciativa do poder executivo).

A única coisa que se pode afirmar é que o PDE aprovado na câmara estabelece que seja feito algo até 2029. E a população também espera que seja. É esperar para ver.

Engenharia em Dia.

Para saber mais:

Avança Lei que fecha minhocão aos sábados;

Veja como Parque no Minhocão ficaria se projeto saísse do papel;

Minhocão volta ao centro do debate;

Associação Parque Minhocão.